domingo, 27 de maio de 2018

124. " O TESTEMUNHO DE MIM "


Vou falar de mim, do que deixarei de mim, para vós!

A Vida é frágil, desconhecida e penosa! Muitas vezes, bela!
Se, a Vida for aleatória, então, é fútil, inútil e disparatada!
Se, planeada, tem de ser estudada! Eu, penso que deve ser estudada! Morrer não é o Fim!
O seu entendimento, nunca, poderá ser entregue a qualquer entidade religiosa, comentarista,...
É algo para compreensão, contraditória, inconclusiva, mas pessoal, directa, universal!

Entretanto, na Terra, a história humana prossegue, hostil, conflituosa, destrutiva!
As Alterações Climáticas são, hoje, o maior Problema, a Inteligência Artificial é o auxiliar de Solução!
Os Europeus e os EUA desarticularam a África, Médio-Oriente, América do Sul!
Por pura predação! Impediram a evolução própria, dos povos!
Em resultado, hoje, há milhões de refugiados, caminhando de Sul para Norte, de Este para Oeste!
O Nacionalismo cego, Autoritário, Xenófobo, é a resposta ignorante, cruel, inútil!
Só a Liberdade, Pão, Paz, para Todos é a Solução!
Temos cerca de 10 anos, dizem os cientistas e sociólogos, para encontrar a Solução!
O degelo da Antártida (do tamanho da Europa), resultante do aquecimento global do CO2, é fatal!
Ou, vivemos, harmoniosamente, 7.000 milhões de seres humanos, ou pereceremos todos!
Eis a Questão!

Há 5 estádios de evolução, moral, no processo humano:
MEDO, RECOMPENSA, AFIRMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, AMOR (já expliquei, antes, o seu significado)!
Coexistem, mas um deles é preponderante!
Cada pessoa escolhe, avalia-se, identifica-se, é senhor do seu destino!

O PLANO ESTRATÉGICO GLOBAL, DIVINO, é para ser desvendado por cada Espírito, molécula, individual!
O PAI NOSSO é um mantra valioso! Mas, se Deus está nos Céus, quem governa a Terra? E, quem é o Mal?

CONHECE-TE A TI PRÓPRIO - disse o filósofo grego, Sócrates!
Isso nos aproximará do Todo, de Deus!

Eu situo-me no nível da Participação, ainda que incipiente, por vezes, quiçá, pífio!
Mas, faço, já, parte dos Construtores, auxiliares de Deus!

Numa breve auto-análise:
Aos 3 anos, tive a 1ª consciência de mim!
Aos 7 anos, considerei que já não podia brincar, fiquei aflito!
Aos 10 anos, assumi uma atitude de modéstia, exigindo a verdade!
Aos 13, abandonei a Igreja Católica e o Salazarismo! Passei a opor-me ao Autoritarismo!
A Jú (nível: Amor), o Mário e o Cândido (nível: Participação) foram os meus instrutores,
culturais, sociais, morais, no Porto!
Aos 18, pedi ao Cândido para me integrar no Partido Comunista (ele, por compaixão, hesitou)!
Aos 19, aprofundei a minha formação espiritual com o Nelson (foi o meu guia na Teosofia e na Integridade)!
Aos 20, parti para Coimbra, onde desenvolvi actividade associativa, política e cultural!
Aos 22, segui para Lisboa, prosseguindo uma acção participativa, de bem-comum!
Sempre activo e anónimo! Dirigente, quando imprescindível!
Depois, casei, tive 2 filhos, que eduquei, segundo a liberdade e a moral!
Na IBM, prescindi do estatuto de director para prosseguir a Revolução de 25 Abril 1974!
Vim a ser director, alguns anos depois!
Fui um elo de harmonia, com os meios, sempre justificando os fins!
Nunca quis poder, sendo dirigente do PRD, com Canavarro, por mera necessidade, conjuntural!
Casei 2ª.vez, tendo, estranhamente, a oposição geral, família e amigos!
Fiquei só, pobre como Jó, em afectos!

Para bem viver é preciso ter afectos e projectos!

Tenho uma Tribo, que inclui um "core" de 6 Amores Especiais, vivenciados!
Nos nossos Estatutos, consta:
1) quem é aceite por um é aceite por todos ;
2) não há líderes, somos todos iguais ;
3) as decisões são por unanimidade ;
4) o nosso projecto é o "Sermão da Montanha", de Jesus Cristo, de Verdade, Amor, Justiça!

Hoje, faço "reset" ao passado!
Gosto da ideia de viver em 1.000 Mundos, durante 10.000 Vidas!
E, encontrar todos, principalmente, os meus amores!
Quero morrer em combate, e encontrar-me, cara a cara, com Deus!









1 comentário:

  1. Testemunho rico de sensibilidade, humildade, amor, dedicação, discernimento...gostei muito!

    ResponderEliminar